#EstudoEmCasa@ AEMO PNL PNC INTERNET SEG. SEGURANET INFOPÉDIA RTP Ensina Visiokids

.

Endereços-Envio de notícias/trabalhos:

JORNAL-Envio de notícias/trabalhos: noticiasfrescas@avmanoeloliveira.pt Vê AQUI A ÚLTIMA EDIÇÃO

RAUL BRANDÃO (1867 – 1930)

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MANOEL DE OLIVEIRA
BIBLIOTECAS ESCOLARES
PROJETO DE ANIMAÇÃO COMUM 2016/2017
RAUL BRANDÃO (1867 – 1930)

COMEMORAÇÃO DOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DO AUTOR


Raul Germano Brandão nasceu a 12 de março de 1867 no Porto e morreu a 5 de dezembro de 1930, com 63 anos. Foi autor de uma influente obra literária e jornalística, que inclui obras como Húmus (1917), Os Pescadores (1923) ou As Ilhas Desconhecidas (1926).


 Raul Brandão


“A sua biografia, a sua bibliografia, informação sobre os seus lugares, o seu espólio e um arquivo onde possamos guardar tudo o que se vai publicando. A ideia é ter um site não acabado, que vai crescendo à medida que são publicados mais textos ou obras sobre Raul, a sua época, os seus espaços e as suas intervenções”, disse a vereadora.


No site vão estar disponíveis vídeos com textos de Raul Brandão lidos por autores portugueses: Lídia Jorge, Afonso Cruz, Bruno Vieira Amaral e Pedro Mexia.
A responsável pelo Festival Literário Húmus contou ainda que esta iniciativa “surgiu para comemorar dignamente os 150 anos do nascimento de Raul Brandão, uma importante figura das letras que viveu em Guimarães e que tem estado muito esquecido no panorama literário português, apesar de ser unanimemente considerado um grande escritor e atual”. Acrescentou ainda que “toda a sua obra tem pertinência no presente. Foi um homem da mudança de século, muito importante quer em Guimarães, quer em Lisboa, que se relacionava com os notáveis da sua época. Uma escrita que merece ser relida e dada a conhecer”.
 (Consult. em 10 de março de 2017)

Festival Húmus em Guimarães celebra 150 anos de Raul Brandão até domingo

«Uma semana de eventos em torno do escritor Raul Brandão, por ocasião da comemoração dos 150 anos do autor de Húmus, assinala o primeiro festival literário de Guimarães, promovido pela Câmara Municipal, com início esta terça-feira, 07 de março, dia em que a Biblioteca Municipal Raul Brandão celebra o seu 25º aniversário, motivo pelo qual ali decorre integralmente o primeiro dia de atividades de um certame que se prolonga até domingo, 12 de março.»